Centenas de santanenses participaram na manhã de ontem, dia 20 da caminhada realizada em prol da Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento.
Vereadores, representantes de entidades de classe, funcionários do hospital, estudante, crianças e membros da comunidade caminharam pelas principais ruas da cidade clamando pelo restabelecimento do atendimento médico na Santa Casa de Misericórdia e repudiando a determinação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul – CREMERS – que através do ato de interdição 03/09 de 15 de outubro de 2009 determinou a interdição das atividades medicas no hospital.
A caminhada teve como objetivo a solicitação ao prefeito Wainer Machado para que o Executivo Municipal faça uma intervenção na Santa Casa para que seja possível o encontro de soluções para os problemas mais enfrentados pela entidade. A comunidade percorreu as ruas 13 de maio, Av. Tamandaré, Rua dos Andradas e Rivadavia Correa o ato culminou na frente da Prefeitura Municipal onde a comunidade aguardava uma posição por parte do Poder Executivo do Município em relação a possível intervenção deste no hospital.
Participaram da caminhada: o presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Lídio Mendes – Melado (PTB), o vice-presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Sergio Moreira (PDT), o secretario da mesa diretora, vereador Nelmo Oliveira (PSB), o presidente da comissão permanente de infraestrutura, vereador Glauber Lima (PT) e os veladores Carine Frassoni (PMDB), Cláudio Coronel (PTB) e Ivan Garcia. Participaram ainda servidores e assessores da Câmara Municipal, estudantes e professores das escolas Liberato, Alceu Wamosy, Professor Chaves, Cirino Luis de Azevedo, crianças da creche Santa Elvira, representantes de partidos políticos e de gabinetes de deputados federais, órgãos da imprensa local e da cidade de Rivera e entidades como Sindicatos dos Trabalhadores da Saúde – Sindisaude de Livramento, Conselho Municipal da Saúde, Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL, Cepergs/ Sindicato, Associação Santanense dos Deficientes físicos – ASSANDEF e União das Associações de Moradores de Santana do Livramento – UNAMOS. Para os presentes a caminhada foi muito sentida a ausência de representantes da classe medica que não se fizeram presentes ao ato.
A tarde o prefeito Wainer Machado, que em virtude de incompatibilidade de agenda não atendeu aos organizadores da caminhada pela manha, foi ate a praça Oriovaldo Grecellé – onde se encontrou com os funcionários da Santa Casa e autoridades municipais, ocasião em que confirmou ao Presidente do SindiSaúde José Paulo que assim que o CREMERS encaminhar ao Executivo Municipal as especificações do que deve ser realizada no hospital Santa casa para que o atendimento medico possa ser restabelecido – o que pode demorar até 40 dias – o executivo Municipal entrara com o pedido de Intervenção no hospital, tendo a garantia dos repasses do Governo do Estado e da união. Havendo a intervenção Municipal a Prefeitura realizará as medidas necessárias a volta das atividades do corpo clinico para que sejam retomadas as atividades do hospital e, para que haja uma nova forma de gestão na Santa casa.
Enquanto isso os partos urgentes continuam sendo realizados em Rivera e os demais, assim como outros casos que necessitem de internação hospitalar estão sendo encaminhados para as cidades de Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul e São Gabriel. As emergências e Urgências estão sendo atendidas pelo pronto Atendimento da Unimed junto ao Centro Hospitalar Santanense – CHS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário