O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS (Sindisaúde-RS) completa 65 anos, em 2010. A entidade, criada em 31 de janeiro de 1945, reúne atualmente cerca de oito mil associados, que representam mais de 40 mil profissionais do setor, em 205 municípios gaúchos.
O presidente do Sindisaúde-RS, João Menezes, há seis anos no cargo, enfatiza que a entidade está revigorada e pronta para novos desafios. "O sindicato teve muitos percalços, especialmente na época da ditadura militar, sofreu intervenção do Estado, mas permaneceu nas mãos dos trabalhadores. Podemos dizer que somos sobreviventes". Segundo ele, as principais conquistas nos últimos anos envolvem acordos salariais benéficos aos funcionários e a reabertura de hospitais como o Nossa Senhora das Graças, de Canoas.
João Menezes observa que entre as preocupações atuais do sindicato estão a adoção de políticas mais efetivas na área da saúde e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Além disso, a qualidade do trabalho dos profissionais do setor é motivo de vigilância. "O fechamento de hospitais na Capital, como o Maia Filho, o Lazarotto e o Ipiranga causaram uma sobrecarga de trabalho. Por isso, defendemos a redução da jornada de trabalho de 36 para 30 horas semanais. Muitas vezes, os funcionários de postos de saúde e hospitais são maltratados porque são os primeiros a ter contato direto com os pacientes", diz.
O dirigente também enfatiza que, para este ano, o sindicato tem como foco principal reforçar a campanha pela reabertura dos hospitais o Independência e Luterano, onde atuavam mais de 400 profissionais. Ambos pertenciam à Ulbra.
Ontem, o Sindisaúde-RS foi homenageado em sessão da Assembleia Legislativa, atendendo proposição do deputado Carlos Gomes (PRB). Dezenas de trabalhadores e integrantes da diretoria ocuparam as galerias do Plenário. Carlos Gomes ressaltou o histórico de luta do Sindisaúde-RS e disse que a entidade é motivo de orgulho para os gaúchos. Os deputados Dionilso Marcon (PT), Mauro Sparta (PSDB), Cassiá Carpes (PTB) e Pedro Westphalen (PP) também parabenizaram o sindicato pelo aniversário.
Fonte: Jornal Correio do Povo de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário