Médicos residentes do Estado vão fazer uma paralisação por 24 horas nesta terça-feira.
A mobilização faz parte da campanha nacional pelo reajuste da bolsa e por melhores condições de aprendizado, que também conta com adesão de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Roraima.
O presidente da Associação dos Médicos Residentes do RS (Amerers), Nívio Moreira Jr, explica que a paralisação afetará o atendimento à população já que os residentes estão na linha de frente dos hospitais do SUS:
— Estamos remarcando consultas e cirurgias e esperamos contar com o apoio da população, pois queremos garantir qualidade na formação para a melhor assistência a todos. Segundo Nívio, há mais de três anos a bolsa-auxílio está sem reajuste. Hoje, o valor recebido pelos residentes é de R$ 1.916,45, para uma jornada de 60 horas.
No Rio Grande do Sul, são mais de 2 mil residentes em 11 universidades.
Reivindicações da categoria:
- Reajuste de 38,7%.
- Garantia de pagamento do auxílio moradia e auxílio alimentação, conforme estabelece a Constituição Federal.
- Adicional de insalubridade.
- 13ª bolsa-auxílio.
- Aumento da licença maternidade de quatro para seis meses.
- Cumprimento da jornada de 60 horas semanais, prevista na lei da residência médica.
- Melhores condições de trabalho.
Como será em cada cidade
Como será em cada cidade
• Porto Alegre: Clínicas, Hospitais do GHC, Cardiologia, São Pedro, Presidente Vargas e Santa Casa, HPS e São Lucas/PUCRS - Concentração nos hospitais a partir das 8h. A partir das 10h, passeata de todos os médicos sairá da frente do Clínicas. Logo após, segue pelas Avenidas Jerônimo de Ornelas, João Pessoa e Venâncio Aires, até o HPS. Depois, os residentes seguem para o Clínicas, pela Rua Ramiro Barcelos.
• Rio Grande: Santa Casa e Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande. A partir das 8h, manifestação com faixas e cartazes em frente à Santa Casa. • Caxias do Sul: Hospital Geral e Hospital Nossa Senhora de Fátima. Concentração a partir das 8h30min no Hospital Geral.
• Passo Fundo: Hospital da Cidade de Passo Fundo e Hospital São Vicente de Paulo. Concentração a partir das 8h em frente aos hospitais.
• Santa Maria: Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria. Concentração a partir das 8h no HUSM, com distribuição de panfletos. Às 10h tem assembléia geral.
• Pelotas: Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Concentração no hospital-escola da UFPel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário