Entrou em operação nesta segunda-feira a primeira Parceria Público-Privada em saúde no Brasil – o Hospital Geral do Subúrbio, localizado no bairro do Subúrbio Ferroviário, uma das regiões mais carentes de Salvador.
Os serviços deverão atender cerca de 1 milhão de habitantes da região e serão prestados pelas empresas Promédica, da Bahia, e a Dalkia, companhia francesa especializada em gestão ambiental, em nome da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Este foi o consórcio privado vencedor do leilão de concessão realizado em fevereiro deste ano. Caberá ao parceiro privado a realização de investimentos para equipar o hospital e a operação integral dos serviços clínicos e não clínicos.
O projeto foi estruturado por meio de cooperação técnica entre o BNDES, o governo da Bahia e a International Finance Corporation (IFC), subsidiária do Banco Mundial. Com prazo de concessão de dez anos, a PPP envolve a prestação de serviços de saúde por parceiro privado em nome do Estado.
Segundo o BNDES, o hospital do Subúrbio possui 298 leitos de emergência de alta e média complexidade, sendo 30 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e outros 30 de tratamento semi-intensivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário