quinta-feira, 28 de julho de 2011

Audiência Pública debaterá a situação dos hospitais filantrópicos




Uma audiência pública que abrirá o debate e buscará alternativas para a situação em que se encontram os 239 hospitais privados sem fins lucrativos do Estado foi anunciada pelas entidades envolvidas na manhã de hoje (27.07), durante reunião seguida de entrevista coletiva realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O ato, marcado para o dia 09 de agosto, às 10h, na sede da Ordem gaúcha, faz parte do movimento “SOS Hospitais Filantrópicos”, e visa solicitar ao Governo Estadual o repasse imediato de R$ 100 milhões, evitando, com isso, a eminente possibilidade de paralisação das atividades por falta de recursos. O setor é responsável por cerca de 70% dos atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e representa 66,6% dos leitos gaúchos.

Milton Kempfer, presidente da Federação dos Empregados em Serviços de Saúde (FEESSERS) declarou seu apoio ao movimento ressaltando que os problemas financeiros enfrentados pelas instituições hospitalares refletem negativamente na vida dos 55 mil trabalhadores do setor do Estado. “Devida a redução do quadro de funcionários, há profissionais sofrendo com o excesso de jornada de trabalho, além da falta de depósito de FGTS e INSS”, explica.

Gilmar França, presidente do SINDISAÚDE-RS, reiterou a declaração de Kempfer e afirmou ser evidente que o setor já está em situação de colapso. De janeiro a julho deste ano, a entidade homologou 373 demissões e mais 476 pedidos demissionais, referentes a 12 hospitais filantrópicos e beneficentes situados em Porto Alegre e região metropolitana. A justificativa para os desligamentos seriam os altos encargos sociais que representam 30% da folha de pagamento, somada a insatisfação dos trabalhadores com a média salarial, que em alguns casos chega a ser inferior ao piso mínimo regional.

Para Cláudio Lamachia, presidente da Ordem gaúcha, o quadro gravíssimo apresentado pelas entidades da saúde justifica o amplo debate sobre o tema, e a busca de soluções para o problema. "Sediaremos esta audiência pública, como já fizemos anteriormente, em atenção a um de nossos compromissos principais, a defesa da sociedade", salientou o dirigente.

A reunião contou com a presença, também, do diretor da Feessers, Sérgio Moraes da Silva, do coordenador-geral da Famurs, José Horácio Gattiboni, do presidente do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Júlio Matos, do presidente do Conselho Regional de Medicina do RS, Fernando Weber Matos, da diretora do hospital São José de Ivoti, Irmã Maria Liani Postai, do conselheiro e da assessora jurídica da Federação das Santas Casas, Jairo Tessari e Cristiane Paim, respectivamente.


O coordenador-geral da Famurs, José Horácio Gattiboni

Audiência Pública para salvar os hospitais filantrópicos do RS
Data: 09 de agosto de 2011
Horário: 10h
Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Rua Washington Luiz, 1110.


Graziele Corrêa – MTb 14.890

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG