terça-feira, 22 de novembro de 2011

Governo do Estado estimula população a elaborar propostas de melhorias na saúde


Uma nova ferramenta do Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul foi criada com o objetivo de incentivar a participação da população, via internet, para contribuir com propostas de melhorias na qualidade de vida dos gaúchos. O primeiro programa Governador Pergunta terá a seguinte questão: “O que podemos fazer para melhorar o atendimento na saúde pública?” Os gaúchos têm até o dia 24 de novembro para enviarem as suas respostas para o site do Gabinete Digital.

O próximo passo é uma votação, também na página do Gabinete Digital, onde as 50 melhores propostas receberão o retorno do Governador Tarso Genro em um evento no Palácio Piratini. O site onde está disponível o programa é: www.gabinetedigital.rs.gov.br

Serão abordados cinco eixos na área da saúde: a) Cuidados Integrais b) Políticas de Medicamentos c) Saúde da Família d) Regionalização da Saúde e) Urgência e Emergência. Segundo o Governo, entre os grandes temas do Estado – Saúde, Educação e Segurança Pública – a Saúde se destaca por ser aquele de maior interesse entre os gaúchos. O tema foi líder na escolha de 26 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e também um dos preferidos na Votação de Prioridades para o Orçamento 2012, etapa do Processo Participativo de Elaboração do Orçamento. Para tentar atingir o maior número de pessoas, inclusive aqueles que não têm acesso à internet, foram instaladas outras estruturas receptivas. Vans com computadores circularão pela Região Metropolitana de Porto Alegre, a Procergs terá pontos de acesso no interior e serão realizadas ações de interiorização do Governo.

Na última quinta-feira (17/11) foi realizada uma reunião com autoridades da área da saúde do RS para uma apresentação da ferramenta. O Secretário Chefe de Gabinete do Governador, Vinícius Wu, que coordenou o encontro, considera importante o debate. ”É uma forma de consultar e saber como a sociedade deseja operar e praticar a saúde. A população tem, muitas vezes, outra solução para as políticas públicas.”

O SINDISAÚDE-RS esteve representado pelo diretores Júlio Duarte, Claiton Santos e Anitamar Lencina. Para Claiton “a ideia é muito boa e inovadora, o sindicato apóia esse tipo de iniciativa e espera que ocorra realmente a efetivação dessas propostas para atingir os anseios da população.”

Conrado Gallo (MTb-15267)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG