quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DEMOCRACIA E SEUS VIÉS

A história da democracia nos faz refletir sob vários aspectos,a sociedade é rica em detalhes,os altos e baixos dos movimentos sociais, suas lutas e as diversidades nos campos políticos. A disputa pelo poder nasce com o embrião humano. 

A corrida pela vida inicia na fecundação, quando millhões de espermatozóides lutam pela vida,lá no final da caminhada do primeiro percurso um óvulo os espera para acomodar apenas um, o mais veloz, não que seja este, o mais inteligente ou, o ideal para sobreviver, mas o que por hora conseguiu transpor as dificuldades e os obstáculos na primeira ordem genética nos traz surpresas no sentido, segundo a ciência que poderá após a fecundação, a mórula, SEGUNDO OS GENETICISTAS, ela poderá dividir-se em dois ou até três embriões, e dai as surpresas diversas da natureza, estes embriões com visões e organismos distintos,seguirão rumos também diversos. 

Partindo desta premissa, podemos comparar os movimentos sociais e seus desdobramentos no interior de cada entidades. Na maioria das vezes, a luta é por espaço de poder nas representações de homens e mulheres. Os grupos fazem seus contratos sociais em torno de um objetivo comum, a posse do poder . Não foi sempre assim, pois passamos por enormes dificuldades para retomarmos a construção da democracia no Brasil e no mundo. 

Esta vertente que nos traz sonhos inovadores, no qual também se buscava a renovação dos espaços de poderes e a construção de outros contratos sociais, que nem sempre passam pela avaliação da maioria e sim por representantes que não consultam suas bases, mas que entendem ter a superioridade para decisões usando o conceito de democracia de forma inversa. A perpetuação do homem em espaços de poder e de representação indireta, não se dá somente nas esferas do estado, seja ele no poder judicial, parlamento ou ainda no executivo,mas se dão com a mesma intensidade nas organizações sociais e sindicais, inclusive nos sindicato de base e instâncias superiores, todos querem e afirmam ser democráticos,representativos, porém, quando existe a mínima possibilidade de renovação dos quadros inicia-se desconstituição de propostas e da história de luta de cada um dos membros que se dispõem ou têm a coragem de contestar o dito incontestável. 

É momento do contraditório ser repelido do campo da democracia. Passamos então a refletir o que é democracia participativa, onde seja, na legitima democracia, todos têm a oportunidade de expressar suas vontades e concepções políticas, logo através do voto ou da interlocução direta que se constituirá o grande fórum democrático. Esta é a forma ideal? A federação da saúde,(FEESSERS), é um espaço democrático? Lá se respeita o contraditório? A resposta será vinculada á vivencia do dia a dia de cada um que participa das atividades e dos debates na FEESSERS, ou ainda, podemos construir um conceito diferente sobre a democracia e autocracia. Será possível que estaremos construindo uma outra democracia, sem o direito da escolha SIM OU NÃO. Você decide, ou decidirá quem alguém decida por você?

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG