segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OAB RS SEDIOU REUNIÃO DE ENTIDADES QUE BUSCAM CUMPRIMENTO DA EC 29



OAB RS SEDIOU REUNIÃO DE ENTIDADES QUE BUSCAM CUMPRIMENTO DA EC 29
O presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia, recebeu na tarde desta segunda-feira (06), representantes de diversas entidades ligadas à área da saúde juntamente com o deputado federal Darcísio Perondi.
Milton Francisco Kempfer, membro da Comissão Diretiva Provisória da FEESSERS e Gilmar França, presidente do SINDISAÚDE RS, representaram os trabalhadores dos hospitais e clínicas do RS, falaram sobre a importância de buscar os 10% do orçamento federal. Eles enfatizaram que o cumprimento da EC 29 no RS deva ser cobrado, buscando-se alternativas concretas de financiamento para a saúde e educação.
Júlio Matos, presidente da Federação das Santas Casas, saudou o apoio da Ordem gaúcha, lembrando a conquista de verbas para os hospitais filantrópicos no ano de 2011. "Recebemos R$ 50 milhões no ano passado e esperamos outros 50 milhões ainda em fevereiro. Estas verbas mantiveram abertos diversos hospitais no RS".
Lamachia afirmou que a entidade tem como função representar a sociedade civil organizada, e que o tema da saúde seguirá merecendo plena atenção.
Perondi apresentou os números do investimento do RS desde o ano de 2000 – ano em que foi aprovada a emenda 29 que determina o investimento mínimo de 12% da receita do Estado em saúde. Segundo o parlamentar, dos 27 estados brasileiros, 18 cumprem a emenda. Entre os nove que não cumprem, o RS é o que investe o menor índice de sua arrecadação, aproximadamente 5,5%.
O presidente do Cremers, Rogério Wolf de Aguiar, afirmou que o sistema de saúde atualmente não consegue atender de forma satisfatória. "Um paciente aguarda um ano por uma consulta médica, e sai do consultório com a requisição de um exame que só poderá ser feito no ano seguinte. Esse é um acesso virtual ao sistema de saúde, não prática", enfatizou.
José Horário Gattiboni, coordenador geral da Famurs, afirmou que a entidade empenhará todos os esforços possíveis para reverter à situação junto ao governo do Estado.
"A emergência dos nossos hospitais é um verdadeiro atentado aos direitos humanos, parecem campos de guerra, com os pacientes sendo atendidos em colchonetes", destacou o representante do Simers, Jorge Eltz.
Samanta Berti, representante da Amrigs, afirmou que o sistema está em colapso, e que a situação só não é pior em razão dos esforços empreendidos pelos administradores.
O encontro contou ainda com a presença do diretor administrativo e da assessora jurídica da Federação das Santas Casas, Sérgio Valim e Cristiane Paim.
Fonte: Imprensa OAB.

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG