quarta-feira, 21 de março de 2012

FEESSERS recebeu do MPT o relatório de uma pesquisa sobre o trabalho na saúde

A partir de uma demanda da FEESSERS o IPM - Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos, convidado pelo MPT e com apoio do GHC - Grupo Hospitalar Conceição, realizou uma pesquisa piloto em um hospital geral na cidade de Porto Alegre, o Dr. Rogerio Uzun Fleischmann, disponibilizou copia para a FEESSERS, passamos a relatar abaixo os principais pontos:
PERFIL DOS ENTREVISTADOS - Foram entrevistados 555 funcionários - 73,2 % sexo feminino e 26,8 % sexo masculino, faixa etária majoritária de 31 a 50 anos de idade, 159 cargos de nível superior e 396 cargos de nível médio e elementar.
TEMPO MEDIO DE PERMANENCIA - Em geral 09 anos, nutrição e internação o tempo médio diminui para menos de 07 anos.
HORAS DE TRABALHO - Funcionários do Administrativo media 38 horas semanais, funcionários do SADTS media 42 horas semanais,funcionários dos pacientes externos 45 horas semanais,funcionários de pacientes internos em media 48 horas semanais. Considerando que muitos tem mais de um emprego médicos trabalham em media 62 horas semanais enquanto enfermeiros técnicos e auxiliares 45 horas semanais.
A interpretação de todas as demais questões dão conta do grau de exigibilidade, tecnologias disponíveis, interação com demais instâncias do Sistema, relações interpessoais, qualificação.
A pesquisa embora muito restrita, mostra uma tendência da realidade nos ambientes de trabalho em saúde, onde a complexidade e multiplicidade de tarefas, falta de articulação, equipes subdimensionadas, carências materiais e humanas produzem um numero considerável de afastamentos por doenças e acidentes de trabalho.

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG