sexta-feira, 11 de maio de 2012

DIA 12 DE MAIO NO RIO GRANDE DO SUL É O DIA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA SAUDE


Desde 2009, através da Lei 13.282, no Rio Grande do Sul no dia 12 de maio comemoramos o Dia do trabalhador e trabalhadora da saúde, numa iniciativa da FEESSERS e dos SINDISAUDES FILIADOS o Ex-Deputado Estadual FABIANO PEREIRA atual Secretario da Justiça e Direitos Humanos do RS, apresentou o Projeto que foi aprovado por unanimidade na AL.

A FEESSERS quer nesta data, trazer a todos esses profissionais, um pouco de tudo o que temos feito juntamente com os SINDISAUDES FILIADOS na busca de reconhecimento para alcançar melhores condições de trabalho e de vida.

Desde 2005 em nossa primeira gestão a frente da entidade, fomos em busca de todos os SINDISAUDES FILIADOS e através do debate, tentamos unificar as data-base de reajuste, lutamos por um salário mínimo profissional que contemple as diversas atividades, perseguimos a redução de jornada, a garantia de creches, a prevenção da saúde, melhorias de refeitórios e vestiários, os equipamentos de proteção, a qualificação profissional, a igualdade de direitos, o combate a discriminação e todo tipo de assédio.

Realizamos muitos eventos, dentre tantos podemos destacar alguns: O FORMASUS onde qualificamos mais de 800 técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, 02 caravanas estaduais da saúde com visitas a mais de 60 municípios e mais de 20 mil entrevistas,

torneiros estaduais intersindicais com mais de 3000 participantes nas 04 etapas, 08 congressos estaduais, encontros estaduais de jovens, gênero, raça, aposentados e mulheres, atividades de formação em todas as regiões do estado, além da representação em todas as instâncias governamentais e da sociedade civil.

Acompanhamos ainda as negociações coletivas dos SINDISAUDES FILIADOS com constantes conquistas de aumentos acima da inflação, redução de jornada, cláusulas sociais.

Atuamos de forma decisiva juntamente com outras entidades para aumentar os repasses de recursos para hospitais e prefeituras, possibilitando mais dignidade para todos.

Temos uma proposta debatida na categoria que visa melhorar a gestão e a distribuição de recursos, defendemos o fim das tabelas de remuneração de procedimentos, todos os serviços de saúde sendo orçados e custeados de acordo com as necessidades, criação de um Fundo Único da Saúde para custear o Sistema Único de Saúde.

Com essa proposta queremos transparência total dos gastos em saúde, justiça distributiva desses recursos e humanização das relações de trabalho e do atendimento.

Sabemos que tudo o que já fizemos ainda é muito pouco diante da imensa dificuldade de quem trabalha na saúde, mas continuaremos firmes, focado no objetivo e para alcançarmos a tão sonhada qualidade de vida precisamos da participação de todos.

FELIZ DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA DA SAÚDE

Direção da FEESSERS – Gestão 2012 - 2016


Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG