segunda-feira, 11 de junho de 2012

PLENO EMPREGO AINDA É FICÇÃO, PRINCIPALMENTE PARA OS MAIS JOVENS

Situação privilegiada que o Brasil apresenta no ambiente de trabalho, o chamado pleno emprego ainda não é uma realidade para todos. Jovens em busca de sua primeira experiência profissional enfrentam um mercado que se mantém resistente a contratar pessoas sem experiência.

Em Porto Alegre, a taxa de desocupação entre pessoas de 18 e 24 anos chega a 11,3%, mais que o dobro da média entre todas as idades (4,7%), mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

— A preferência das empresas por profissionais com experiência é comum em todas as capitais, mas em Porto Alegre é reforçada pelo perfil da economia voltada aos serviços, setor que por característica prima por pessoas mais velhas — explica Ademir Barbosa Koucher, supervisor de Informações do IBGE no Estado.

Chama a atenção o fato de que muitos dos setores da economia, como indústria e serviços, vêm reclamando de falta de mão de obra qualificada, mas nem por isso dão carta verde para seus que seus departamentos de recursos humanos saiam em busca de novos talentos.
Por: Emerson Pacheco
Fonte: ZH

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG