quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Servidores do Grupo Hospitalar Conceição suspendem paralisação


Após um dia e meio de paralisação parcial, os servidores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) decidiram suspender o movimento e aceitar o que foi combinado no Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (TRT4).
 
Em assembléia realizada na tarde desta quinta-feira (22/11) no Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de 1.200 funcionários do GHC resolveram aguardar o resultado da proposta enviada aos ministérios da Saúde e do Planejamento, em Brasília, com as reivindicações elaboradas na última terça-feira, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (TRT4).

No dia 4 de dezembro, representantes dos sindicatos que representam as 16 categorias terão uma nova audiência com a diretoria do GHC no TRT para conhecer a proposta dos ministérios. No dia seguinte, 5 de dezembro, será realizada uma nova assembléia para os servidores decidirem se aceitam ou não o que será oferecido.

Segundo o presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França, na ocasião, eles vão definir se o movimento será encerrado ou se haverá outra paralisação. Ele acredita que a mobilização tenha sido positiva, pois serviu para chamar a atenção para as demandas dos funcionários sem afetar a população.

O dirigente afirma que não houve grande prejuízo aos pacientes no período, já que nenhum serviço deixou de ser realizado nos hospitais Conceição, da Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar e das 12 unidades básicas administradas pelo grupo: “O que ocorreu foi apenas uma espera maior”.

Gilmar ressalta que foi mantido o acordo firmado na Justiça do Trabalho com a administração do GHC, para manutenção de 50% de atendimento para casos de média complexidade e de 80% nas UTI's e centros cirúrgicos. Conforme ele, a paralisação atingiu cerca de um terço dos 7 mil servidores.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

 

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG