sábado, 22 de junho de 2013

Setor da saúde discute a redução da jornada de trabalho em Pelotas

Plenária acontece no dia 21 deste mês, às 14h, na Câmara de Vereadores




A redução da jornada de trabalho para os trabalhadores da área da saúde será tema de plenária, no dia 21 deste mês, às 14h, na Câmara de Vereadores de Pelotas. O evento, que deve reunir trabalhadores de toda a Região Sul é organizado pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Feessers), que tem como diretor-presidente, Milton Kempfer.
Segundo ele, a ideia é debater com a categoria e com toda a sociedade este problema de sobrecarga dos profissionais de saúde que estão submetidos a jornadas de trabalho semanais, que vão além da máxima definida pela Constituição Federal, que é de 44 horas semanais. “A intensidade do trabalho, com inúmeros procedimentos que estes profissionais têm que fazer ao mesmo tempo somada aos baixos salários desestimula o exercício da profissão, e prova disso são os cursos esvaziados”, diz.
São esperadas em torno de 150 participantes para o evento, que tem uma primeira parte pela manhã, quando estarão reunidos os delegados dos sindicatos junto à federação, durante evento fechado, para adequação estatutária. “A plenária sim, será aberta aos trabalhadores, sindicalistas e comunidade”, ressalta.
Kempfer explica que há dois projetos em tramitação no Congresso Nacional que versam sobre o tema. Um deles, Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do senador Paulo Paim (PT-RS) que fixa a jornada máxima para todos os trabalhadores em 40 horas semanais e o projeto de lei 2.295/2000, do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que está pronto para ir à votação em plenário e limita a jornada aos profissionais de enfermagem em seis horas diárias e 30 semanais.
Além de fazerem plantões de 12 horas em muitos hospitais não há folgas, feriados ou finais de semana e os funcionários do noturno chegam a trabalhar de 36 a 48 horas semanais. Os que trabalham durante o dia, fazem seis horas de segunda a sexta-feira e plantões de 12 horas no sábado ou domingo, explica.
A federação reúne 25 sindicatos e uma categoria de 150 mil trabalhadores em todo o Estado. Na Zona Sul, o número de trabalhadores chega a 8 mil, distribuídos além dos hospitais, em clínicas, consultórios e laboratórios. A plenária da Região Sul é a terceira a ser realizada no Estado. A primeira ocorreu em Cruz Alta, na região Centro-Norte, e a segunda em Alegrete, na Fronteira
 
Diário Popular - Pelotas
14/06/2013

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG