terça-feira, 3 de setembro de 2013

Federação recepcionou médicos estrangeiros



Os presidentes da FEESSERS, Milton Kempfer, e do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França, participaram ontem (02.09) no inicio da noite da recepção que marcou no Palácio Piratini a apresentação dos 44 médicos estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos - do Governo Federal - que vão trabalhar no RS.

Segundo Milton, a direção da Federação já havia divulgado nota de apoio ao governo federal pelo lançamento do programa. “Ao instituí-lo, o governo atende a uma demanda e a uma necessidade urgente da população brasileira. Entendemos também que uma consulta médica, elaborada dentro dos padrões da OMS depende de profissionais comprometidos”.

Recebido pelo governador Tarso Genro, secretários e deputados da base aliada, no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, o grupo reforçará, num primeiro momento, as equipes do SUS de Viamão, Porto Alegre, Quarai, Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Torres, São José do Norte, Tramandaí, Parobé, Garibaldi, Itaqui, Novo Hamburgo, Esteio, São Borja, Eldorado do Sul, Pelotas, Lajeado do Bugre, Flores da Cunha e Rio Grande.

Casado com uma brasileira, o palestino Tareq Abuiyada escolheu o município de Esteio, na Região Metropolitana, para trabalhar no país. Aos 34 anos, Tareq reconhece o desafio da sua tarefa, mas afirma que a idéia é ajudar a melhorar o atendimento na saúde. "Estamos aqui para servir o povo brasileiro e já estamos nos sentindo em casa, em nossa pátria", declarou.

A consulesa de Cuba,Ivete Martinez, destacou o caráter humanista da Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba: “uma medicina humana, ética e solidária”.  
O governador Tarso Genro defendeu o “internacionalismo objetivo” do programa do governo federal e que ele faz parte da reconstrução do SUS.
O secretário da Saúde, Ciro Simoni, reconheceu que a chegada de profissionais do exterior não resolve os problemas da área no país, mas vai amenizar a busca de pacientes aos hospitais.
Primeira criança nascida em um acampamento do MST, Marcos Tiaraju Correa da Silva foi homenageado pelo governador. Formado em Medicina pela Escola Latino-Americana de Medicina ele trabalha desde abril na atenção primária em Nova Santa Rita depois de revalidar o diploma
estrangeiro em 2012.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

 

 

 

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG