segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DIEESE DIVULGA PESQUISA

DIEESE DIVULGA PESQUISA SOBRE
O TRABALHO NA SAÚDE ENTRE 1998 E 2008
DESTACAMOS ALGUNS ASPECTOS MAIS RELEVANTES


Entre 1998 e 2008, o número de ocupados em serviços de saúde cresceu expressivamente (44,4%) . Esta informação faz parte do Boletim Trabalho na Saúde nº 1, que analisa o setor com dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, elaborada em parceria pelo DIEESE e Fundação Seade, com apoio do MTE e parceiros regionais.


Os empregos gerados na saúde são majoritariamente assalariados, que se explicada pela associação entre o montante de recursos envolvidos e a complexidade das ações de atenção à saúde. O assalariamento é predominante tanto no sistema público de saúde como na esfera privada.


Com relação aos rendimentos, a comparação entre os salários pagos por hora em 2008 frente aos de 1998 mostra acentuada redução nos valores em praticamente todas as regiões pesquisadas. A pesquisa também mostra a disparidade do valor hora de trabalho entre o setor publico e o privado, onde o privado recebe bem menos, também os do setor privado tiveram reajustes menores.


No que se refere à jornada de trabalho dos empregados da saúde, a pesquisa apurou crescimento, com mais de 20% dos trabalhadores do setor dedicando-se às funções profissionais por período superior às 44 horas semanais definidas como legais.

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG