Este é o Lema da Campanha da Fraternidade 2010,lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas em Brasília, pelo (CONIC) Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.
Embora as Igrejas tentem dizer de forma amena, que fazem apenas uma crítica ao consumismo para evitar uma reação mais forte dos poderosos, todos sabemos que a encíclica abordada, traz uma inquietude de Jesus Cristo com a concentração de renda, o dinheiro, o lucro, acima da proteção da saúde e da vida.
Nos dias atuais, isso é muito presente, os capitalistas, por um lado divulgam um discurso de crise para aquetar os menos favorecidos, por outro divulgam lucros estrondorosos de grupos empresariais e de gastos mirabolantes em eventos de puro cunho econômico. Formula 1, Olimpíadas, Copa do Mundo, programas espaciais, máquina que tenta recriar big beng, prédios luxuosos, etc...
Pior que esses gastos são divulgados como vantajosos para o desenvolvimento social, só que não falam nada do quanto os governos pressionados pelos capitalistas deixam de investir em programas sociais, para destinar recursos nesses mega eventos.
Que bom que as Igrejas Cristãs tiveram a coragem de dizer que a opção pelo lucro, não é apenas um pecado capital, mas é sem dúvida a causa de todos os males da humanidade, fome, miséria, doenças, prostituição, vícios, destruição da natureza, etc....
Nenhum comentário:
Postar um comentário