A CUT chamou hoje as Federações e os Sindicatos para uma Reunião de Planejamento da Campanha para o Reajuste do Piso Mínimo Regional, cuja data-base é primeiro de março, conforme definição da lei aprovada no ano passado.
Segundo o DIEESE-RS as perdas em relação ao Salário Mínimo Nacional é de 26,24 %. Nosso salário que já valeu 1,28 % em relação ao salário mínimo nacional, hoje é o menor dentre os estados que possuem o Piso e esta muito próximo do salário mínimo nacional;
PARANA -688,50
SANTA CATARINA - 587,00
SÃO PAULO - 560,00
RIO DE JANEIRO - 581,88
RIO GRANDE DO SUL - 546,57
A proposta para esse ano é a mesma que foi levada pela Central no ano passado, ou seja, o INPC do ano, mais a variação do PIB de 2009 e 2010 que deve ficar em torno de 8,1 % em março. Também será pedido que a recuperação do Piso se dê durante os quatro anos do Governo Tarso, começando com a primeira parcela já em março.
O total de reajuste que será solicitado em março de 2011 ficará em torno de 13 %.
Também será novamente encaminhada à pauta das trocas de faixas e a inclusão de novas categorias, a saúde pede a troca da faixa 2 para a faixa 4.
Para que haja maior envolvimento das categorias, pedimos que os Sindicatos, durante o mês de fevereiro façam plenárias, reuniões, assembléias e discutam com as categorias a importância do Piso Mínimo Regional, também ocupem os meios de comunicação, façam audiências públicas nas CÂMARAS DE VEREADORES, debates nas escolas secundaristas e universidades sobre o tema.
O salário mínimo nacional de 2003 até 2010 teve um reajuste de 170 %, sendo 76,66 % do INPC mais 52,83 % de aumento real, isso se permanecer o valor de R$ 540,00.
O importante é que o discurso dos empresários de que reajuste do salário traz recessão e desemprego foi derrotado, ao contrário, com o aumento dos salários houve maior consumo e desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário