O secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, e o deputado estadual Elemar Sand (PDT) – futuro secretário-adjunto da pasta – receberam na tarde de hoje (12/01/2011) representantes do Conselho Estadual da Saúde. Na audiência, o presidente do CES, Paulo Humberto Gomes da Silva (Sindisep) e o Diretor Secretário de Finanças da FEESSERS, Carlos Airton Weber dos Santos, apresentaram-se ao titular da pasta, dando-lhe as boas vindas ao cargo. Ciro Simoni afirmou acreditar numa parceria entre as duas instâncias. “Vamos trabalhar juntos. Estar próximos e aprender a jogar no coletivo. Se gastarmos os 6% destinados à saúde no Orçamento do Estado, estaremos dobrando os recursos aplicados em 2010”, afirmou o secretário.
Paulo Humberto Gomes da Silva afirmou que o papel do CES continuará a ser o de cobrar a aplicação de 12% da arrecadação de impostos no setor, como determina a Emenda Constitucional 29. “Para isto, até poderemos ajudar o secretário a tencionar junto a quem for de direito”. O presidente do Conselho pediu a Ciro Simoni critério na escolha dos três representantes da Secretaria no CES, observando que um deles “representará o pensamento do secretário”. Convidou o secretário a comparecer na primeira reunião ordinária do Conselho, que será realizada no dia 17 de fevereiro, quando este será apresentado aos demais conselheiros e apresentará seus diretores à plenária.
Entre os assuntos tratados, a perda de espaço físico do Conselho no 20º andar do Centro Administrativo e o número de servidores do mesmo. Carlos Alberto Ebeling Duarte (representante dos usuários no Conselho) também lembrou que no Fundo Estadual da Saúde encontram-se parados R$ 12 milhões destinados aos Programas de Prevenção ao DST/AIDS que não foram gastos pelo governo anterior.
Também estiveram presentes à audiência os conselheiros Odil Gonçalves Gomes (FRACAB); Jairo Francisco Tessari (Hospitais Filantrópicos); Carla Magali Capitânio (CRESS RS) e Jaime Reichel Porto (SES).
Rosa Pitsch (MTb-5015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário