sábado, 26 de fevereiro de 2011

FEESSERS pede alteração na faixa salarial do Piso Regional para os trabalhadores da saúde



No dia 24.02, em reunião com a Chefe da Casa Civil do RS em exercício, Mari Perusso, o presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde (FEESSERS), Milton Kempfer, solicitou que no Projeto de Lei de Reajuste do Salário Mínimo Regional a ser enviado à Assembléia Legislativa, seja incluída a mudança de faixa salarial para os profissionais, assegurando um piso maior.

No documento entregue, a entidade pede que a categoria, hoje enquadrada na faixa II, passe a fazer parte da faixa IV. Com isso, caso o índice de 11,6% seja aprovado e a alteração também passe no plenário da Assembléia, o piso dos trabalhadores passará de R$ 559 para R$663.

Para Kempfer, o pedido, que deve afetar diretamente 30 mil trabalhadores no Estado, se justifica pela complexidade e alta responsabilidade nos serviços prestados. “Trabalhamos para salvar vidas e qualquer erro acarreta na saúde da população. Além disso, a sobrecarga de trabalho, a exposição permanente a agentes nocivos físicos, químicos e biológicos e os custos para a qualificação dos profissionais são mais alguns motivos para nossa solicitação”, afirmou.

Gilmar França, presidente do SINDISAÚDE-RS, que também participou da reunião, observou que além da alteração da faixa salarial, a proporcionalidade deve entrar em discussão imediatamente. “A maioria dos profissionais da saúde trabalha sob a carga horária de 180h, e muitos gestores, com base na Constituição, aplicam o princípio da proporção, reduzindo o salário dos trabalhadores”, explicou.

Perusso se comprometeu a encaminhar a solicitação, e aconselhou Milton Kempfer, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) que coloque em pauta o assunto durante a próxima reunião entre o grupo, escolhido pelo governador Tarso Genro para debater e propor políticas públicas em todas as áreas relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

Também estiveram presentes na reunião o Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira e presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA/RS), Cairo Reinhardt.

Graziele Corrêa – MTb 14.890

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG