domingo, 29 de maio de 2011

A SAUDE EM SANTA CATARINA


A FEESSERS esteve com um grupo de 19 sindicalitas, paticipando da eleição do SINDSAUDE FLORIANOPOLIS, durante tres dias fiz muitas observações do Estado vizinho que gostaria de compartilhar com todos.

Em Santa Catarina, como aqui, a ambulancioterapia existe e a concentração de recursos na capital também, mas algumas coisas nos diferenciam e sobre elas quero falar. Existem em Santa Catarina 16 hospitais públicos estaduais, sendo dois ou três na capital e o resto no interior do estado.

Nestes hospitais os funcionários da atividade fim (medicos, enfermeiros, tecnicos, auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas, etc) são concursados e estatutários, tem uma jornada de 30 horas semanais, regime de plantão de 12 horas, fazendo dez plantões mensais, porém como o salário é baixíssimo, fazem mais 05 plantões mensais sob forma de HORA PLANTAO (HP). Isso possibilita ter um salário melhor, mas eleva a jornada para uma média de 42 horas semanais. Recebem religiosamente no dia 27 de cada mes.

Existe uma carência muito grande de novos funcionários,pois o governo não realiza concurso público ha muito tempo. No mais, os problemas são os mesmos:
  1. Falta gerenciamento, supervisão, os prédios não tem manutenção adequada.
  2. Os serviços de apoio são terceirizados através de uma empresa criada para esse fim, seus funcionários são celetistas e super explorados.
    Conversando com os funcionários eles falam que a gestão é péssima: -  Não existe contrôle e é disperdiçado muitos recursos com materiais. Por isso esta sendo discutida proposta de transformar todos esses hopitais em Organizações Sociais, como já exitem em São Paulo.

    Milton Francisco Kempfer - Diretor-Presidente FEESSERS

    Nenhum comentário:

    VISITAS AO NOSSO BLOG