quarta-feira, 22 de junho de 2011

1059 postagens e Comentários





Já ultrapassamos as mil postagens aqui no blog Trabalho em Saúde. Somos referência em todo o país para gestores, sindicalistas, estudantes e trabalhadores da saúde em geral. Nossa tradição de poucos comentários feitos às matérias postadas é o reflexo do perfil de nossa categoria. Historicamente não somos ouvidos. Sofremos calados no cotidiano das diversas profissões da categoria que lida com a vida e a morte.

No entanto a iniciativa tomada em 17 de Dezembro de 2007 rompeu com um paradigma de séculos na área do trabalho em saúde. Pela primeira vez trabalhadores da saúde de nível médio começaram a escrever sobre gestão e estratégias de defesa dos interesses da categoria.

No Brasil  inteiro o Blog Trabalho em saúde é referência para as lideranças da área. Nossos diagnósticos tem antecipado a conjuntura e somos uma fonte confiável a respeito de informações e prognósticos para o mercado de Trabalho em Saúde.

Estamos perto de romper a barreira dos 50.000 acessos. Desde Maio de 2009 o Google tem monitorado e disponibilizado aos editores estatísticas detalhadas do número de acessos, conteúdos, locais de acesso e outras informações interessantes sobre nossos leitores.

Como presente aos que nos acompanham diariamente transcrevo uma série de comentários publicados no Site da Rede Humaniza SUS - RHS. Estes comentários tratam do assunto da postagem anterior sobre as fraudes nos contratos de trabalhos de médicos e outros trabalhadores do SUS. A RHS tem uma forte tradição de debate e discussões em torno dos temas das postagens. Minha intenção é estimular o mesmo por aqui.

Parabéns a todos nós que Fazemos o Trabalho em Saúde. Parabéns a FEESSERS, por nos abrigar institucionalmente, apoiar e fomentar o debate e a circulação de informações. Parabéns a todos os leitores do Blog!


E´ lamentável!!!

 Assisti com grande pesar a reportagem do fantástico sobre o escândalo dos plantões dos médicos de Sorocaba. Enquanto eles se omitem de trabalhar, a população sofre nas filas de espera por consultas, exames, procedimentos cirúrgicos, que demoram meses para acontecerem. Isto e´, quando acontecem. Muitos usuários terminam se sacrificando e vão em busca do serviço privado. Enquanto isso, os doutores são remunerados como se estivessem trabalhando. Alias, estão mesmo, porém nas suas clinicas, nos hospitais privados, e recebendo muito mais. São onipresentes. Estão em vários lugares ao mesmo tempo percebendo cumulativamente. “E o pobre, como diz o Chico Anísio no seu humor,  que se exploda”. Felizmente, esses corruptos são minoria no SUS. A grande maioria é constituída de profissionais comprometidos e implicados com a saúde pública  Não podemos deixar que essa fumaça embote a nossa visão acerca disto.
Valeu Marcos pelo resgate das informações e reflexões feitas!
Um atração!
Emilia

Bem lembrado!

Somos uma legião de trabalhadores que sofrem a dor digna de enfrentar o sofrimento todos os dias. isso vale nosso orgulho e nos anima. 
Obrigado e um forte abraço!

Isto nos envergonha!

 Quem compartilha do sonho em favor da saúde pública no Brasil tem mesmo que se indignar e denunciar este tipo de atrocidade causada ao SUS.
Não podemos mais calar!
Por causa deste tipo de atitude somos todos julgados, trabalhadores da saúde comprometidos com nosso trabalho e com nosso compromisso social.
Ética é o que pedimos!
Obrigada por ter sido nosso porta voz Marco!
Bjs Pat

Saúde Pública para todos!

  
Saúde publica para todos!
Todos quém?
Para estes vermes, que ganham sem trabalhar e muitos que trabalham, não cumprem com o seus deveres, e ainda tratam os pacientes com descaso. Pra estes, o SUS é um grande negócio! O problema, todos sabemos. São os maus funcionários, que sujam o nome da instituição, e a conduta dos que trabalham com dignidade, fica manchada.
E não é só em SP. Esta epidemia se alastra por todo o país.
A recompensa que temos é que nenhum crime ficará impune. Um dia todos irão prestar contas de tudo o que aqui fizeram.  
Parabéns, Marco Pires! Pela matéria exposta.
Um grande abraço
Nercinda



E não é só em SP. Esta epidemia se alastra por todo o país.

O salário da iniquidade é um tipo de sofrimento. Sei de um médico que vendia seu tempo livre para os colegas "que não conseguiam fazer seus plantões". Não saia de dentro do hospital, enquanto outros não apareciam nunca. Muita tempo na sala de RX. Muito estres. Muito dinheiro.
Está afastado com cancer. Reclama da falta de especialistas no SUS. Reclama dos políticos corruptos. Reclama da violência. Reclama da vida.
O desespero de dar sentido a vida sem fazer muito esforço se resume a buscar em tudo o que se faz a remuneração monetária. Tudo é dinheiro. Mas, também depois "tudo vira bosta".
Mas a felicidade é muito mais que dinhero. As vezes, é um pouco de sofrimento digno também. E nós sabemos, em nossas vidas, em nosso cotidiano de trabalho o qanto sofrer pode ser digno.
Mas o que se ganha desse jeito, corrompendo e aviltando a própria profissão, provoca um tipo de sofrimento miserável que parece que anda de mão dadas com o dinheiro, status e prestígio mal havido.
De modo que a indignidade, a iniquidade e a desonestidade é uma forma de conduta que traz am si mesma uma maldição. Algo que empobrece a vida e avilta os encontros. Sim, Nercinda. Vemos isso em todo o Brasil.
É triste, mas faz parte da paisagem. O professor sádico que se diverte batendo em crianças às quais devia educar é, de certa forma, como nossos colegas que se ocupam deoutra coisa, na hora em que deviam se ocupar do cuidado com os usuários do SUS.
É ou não é uma espécie de sadismo ganhar a vida assim, se furtando a olhar o outro. Depois de ter jurado fazê-lo.
Um forte abraço!

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG