quinta-feira, 30 de junho de 2011

Governo do Estado forma comissão para examinar realidade dos hospitais filantrópicos





O gabinete do Vice-Governador Beto Grill está criando uma comissão de trabalho interinstitucional para subsidiar o Piratini nas decisões do governo sobre o setor. Ela deverá organizar um material informativo sobre a situação dos hospitais filantrópicos do Estado e será formada por diversas instituições ligadas ao setor da saúde, entre elas a FEESSERS e o SINDISAÚDE-RS.

O secretário geral da FESSERS, Emerson Pacheco, e o presidente do SINDISAÚDE-RS, Gilmar França, participaram da reunião de hoje (30/06) organizada pelo Gabinete de Beto Grill e concordaram na participação das duas entidades no grupo de trabalho que deverá se reunir pela primeira vez na próxima segunda-feira, dia 04 de julho.

Emerson Pacheco disse que o Hospital de Clínicas e o Grupo Hospitalar Conceição deveriam ser chamados a contribuir no grupo porque ambos consomem parte substancial dos recursos da União para o Sistema Único da Saúde (SUS) no Estado. “No Clínicas, financiado pelos ministérios da Saúde e da Educação, existem duas portas de entrada e enquanto as emergências estão lotadas existem dezenas de leitos vazios no local”.
O presidente do SINDISAÚDE-RS lembrou que os hospitais filantrópicos estão no seu limite de sustentabilidade e podem acabar fechando. Gilmar França disse que eles são os maiores empregadores de muitas localidades do interior do Rio Grande do Sul e os salários dos seus funcionários “estão aviltados, com piso baixo, de R$ 643,00, o que vem acarretando a sua saída do setor. Eles estão migrando para outras profissões”.

Segundo ele, grande parte destas instituições apresenta graves problemas de gestão e os recursos descontados dos trabalhadores da saúde para o FGTS e INSS e não depositados, muitas vezes acabam sendo usados para os gastos dos hospitais.

Também participaram do encontro, a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputada Marisa Formolo; Fábio Rolim Medeiros, chefe de gabinete do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni; o presidente da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Mariovane Weis; dirigentes da Federação dos Hospitais do RS; Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Ser do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG