terça-feira, 27 de setembro de 2011

FEESSERS e SINDISAÚDE-RS participaram de audiências, em Brasília, para debater perícias médicas




O secretário geral da FEESSERS, Emerson Pacheco, e a diretora do SINDISAÚDE-RS, Anitamar Lencina, estiveram no dia 20/09, na Capital Federal, fazendo parte da comitiva gaúcha do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador – FSST.
Pela manhã, eles participaram de encontro com o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, para tratar sobre perícias médicas e o atendimento aos trabalhadores.
À tarde, participaram de audiência pública pela humanização das perícias médicas do INSS, requerida pela CUT Nacional. Na Comissão de Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal.
Na audiência, Carlos Gabas informou que o governo decidiu criar, por meio de portaria, um grupo de trabalho com representantes de três ministérios - Previdência Social, Trabalho e Emprego e Saúde - para resolver o drama dos trabalhadores que requerem a concessão de benefícios por incapacidade.
A comissão, segundo foi decidido em reunião no Palácio do Planalto, ainda pela manhã, será coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
De acordo com Emerson Pacheco, na sessão, presidida pelo deputado federal Vicentinho (PT-SP), foram feitos relatos sobre a forma coercitiva e intimidatória com que determinados peritos da Previdência tratam os trabalhadores que buscam afastamento. “Talvez como medida de retenção de custos, mas é inadmissível que as pessoas que buscam acesso ao benefício sejam tratados com desrespeito, assédio moral e tratamento desumano”.
A sessão também contou com a presença do presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, e de representantes de diversos sindicatos Cutistas de todo o pais.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG