domingo, 23 de outubro de 2011

FEESSERS e SINDISAÚDE-RS serão representados na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres





A diretora da FEESSERS, Terezinha Perissinotto, e a diretora de Assuntos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual, Helena Mari da Costa foram escolhidas como delegadas para a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em Brasília, de 12 a 14 de dezembro.
A decisão foi tirada na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres “Enid Backes”, encerrada no final da tarde deste domingo, 23/10.
Com o debate centrado no debate "Autonomia e Igualdade para as Mulheres Gaúchas", a conferência reuniu mais de mil mulheres no Hotel Continental, em Porto Alegre.
Na abertura do encontro estadual, na noite de sexta-feira, 21/10, o governador Tarso Genro comprometeu-se em acolher as deliberações da Conferência nas ações de governo. “Vou adotar como políticas de governo as resoluções que forem tiradas aqui”, enfatizou.
A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana disse, na abertura do evento, que, antes mesmo da sua abertura, a conferência já poderia ser considerada histórica. "O processo todo alcançou o equivalente a 58% do território gaúcho. As conferências preparatórias reuniram mais de 12 mil mulheres em 288 municípios”, comemorou.
Na opinião da secretária, o momento político brasileiro, protagonizado pela presidente Dilma Rousseff, incentiva esta participação. "As mulheres querem estar presentes no debate e nas decisões sobre os temas que enfrentam qualquer tipo de discriminação e preconceito e promovem a igualdade".
A homenageada da Conferência, a socióloga Enid Backes, pediu ao governador a abertura de espaços para as mulheres na programação da Rádio FM Cultura e na TVE como uma forma de ampliar e popularizar o debate “sobre as questões específicas que afligem as mulheres e para combater os preconceitos".
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, destacou o significado da conferência. "Não chegaríamos nesse momento sem a mobilização das mulheres organizadas que, diariamente, lutam para construir uma sociedade com igualdade de gênero, afirmou.
A ministra de Políticas para as Mulheres, Iryni Lopes, ressaltou a importância das Defensorias Públicas de Atendimento à Mulher como uma política pública “inovadora e recente, constituindo uma das formas de ampliar o acesso à Justiça e garantir às mulheres orientação jurídica adequada, bem como o acompanhamento de seus processos”. Ela também trouxe os números nacionais: “foram 2.300 conferências com a participação de 300 mil mulheres em todo o país.
Durante a conferência, houve o lançamento do livro "Lei Maria da Penha, comentada em uma perspectiva de Gênero Jurídico-Feminista". Também participaram da abertura a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, os deputados estaduais Ana Affonso (PT), Edegar Pretto (PT) e Míriam Marroni (PT), a presidente da Câmara de Vereadores de POA, Sofia Cavedon, entre outras autoridades.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG