terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nova gestão completa um ano à frente do SINDISAÚDE-RS


Hoje, 18/10, a nova direção do SINDISAÚDE-RS completa um ano. Eleita para o triênio 2010/2013, já comemora várias conquistas, entre elas a filiação de cerca de dois mil novos associados.
Outro importante avanço foi o fechamento das convenções coletivas com o SINDIBERF (reajuste de 7% - 6,31% do INPC e 0,69% de aumento real) e com o SINDIHOSPA (reajuste de 7,5% - 6,31% do INPC e 1,19% de aumento real).
Uma forte ofensiva da entidade em defesa da saúde do trabalhador exposto a agentes físicos, químicos e biológicos foi a conquista do adicional de periculosidade em vários hospitais: Nossa Senhora da Conceição (UTI e Emergência); Hospital Cristo Redentor (UTI); Hospital Fêmina (UTI Pediátrica) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Emergência).
Uma das maiores batalhas vencidas em defesa do trabalhador foram seis reintegrações de funcionários do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, obtidas por via judicial. Outra reintegração obtida foi de um servidor do Grupo Hospitalar Conceição.
Numa medida inédita, o Sindicato conseguiu pela primeira vez, este ano, negociar um Acordo Coletivo com a Unimed/RS Federação das Cooperativas Médicas do RGS.
Antiga reivindicação dos associados, a alteração da tabela das mensalidades agora obedece a um percentual proporcional ao salário, em torno de 1%.
A participação do SINDISAÚDE-RS no movimento SOS Hospitais Filantrópicos foi determinante para as negociações com o governo estadual. A destinação de recursos obtida para o setor permitirá o a sustentabilidade das instituições e, com ela, a manutenção dos empregos. De imediato, no entanto, possibilitará garantir o pagamento do 13º Salário e férias aos trabalhadores desses hospitais.
Outra novidade foi a de que o Piquete Cabo Toco – sucesso garantido em número de visitantes e atrativos oferecidos no Acampamento Farroupilha, fez parte pela primeira vez, este ano, do Desfile Tradicionalista de 20 de Setembro.
O SINDISAÚDE-RS atuou fortemente no amparo aos trabalhadores no processo de fechamento dos hospitais da ULBRA.
De acordo com o presidente da entidade, as conquistas são fruto do engajamento da categoria e do esforço de cada um dos integrantes da diretoria.
“Cada passo que avançamos é resultado de um trabalhão conjunto”. Para ele, no entanto, uma das grandes marcas desta gestão foi, “sem dúvida, a do diálogo e o amadurecimento nas relações com a patronal, assegurando melhorias para o conjunto dos trabalhadores”.

Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG