quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Comitê da Diversidade apresenta Carta de Porto Alegre





Reunião entre dirigentes da FEESSERS e presidentes dos SINDISAÚDES com integrantes do Comitê também serviu para fazer uma avaliação do ano.

No dia 25 de novembro, em Lajeado, os membros do Comitê de Assuntos de Juventude, Gênero, Raça e Diversidade Sexual apresentaram aos dirigentes da Federação e aos presidentes dos Sindicatos filiados a Carta de Porto Alegre.
O documento, tirado durante a realização do ENCONTRO ESTADUAL DA DIVERSIDADE NA SAÚDE, determina a consolidação, no âmbito dos SINDISAÚDES filiados, de um comitê e a sua promoção, por meio de material de divulgação. Também pede a inserção do comitê da Federação nos seminários de formação da FEESSERS, permitindo a descentralização de sua atuação.
Reflexão
No encontro de novembro, no dia anterior à realização dos IV Torneio Intersindical Estadual dos Trabalhadores da Saúde, o diretor-presidente da Federação, Milton Kempfer, disse que a FEESSERS tem o papel primordial de estimular as lutas coletivas da categoria e que, chegado o final de 2011, necessita fazer uma avaliação do ano.
Ele apontou como um dos gargalos a falta de mobilização da categoria nas respectivas campanhas salariais: “as assembléias estão esvaziadas. Estamos vivendo um período complicado para o sindicalismo e de muito individualismo”.
Para Milton, “a estratégia das elites foi infalível”. Ele explicou que quando a sociedade discute a corrupção, a prerrogativa é tirada dos movimentos sindicais e dos partidos políticos, passando para as redes sociais.
Campanha de Filiação
Com este movimento, ele entende que os pequenos sindicatos perdem cada vez a sua força, esvaziando-se. “Eles não têm estrutura para fornecer atendimento aos associados, por isto a Federação pensou em realizar a Campanha de Filiação Premiada que vai sortear 48 vale-compras no valor de R$ 300,00 em produtos alimentícios e de higiene em três datas: dia 08 de março de 2012, 10 de abril de 2012 e 15 de maio de 2012.
O dirigente chamou de golpe para impedir que o indivíduo se agrupe e participe da vida sindical. “A criação do Comitê da Diversidade pretende fugir disto, agrupando os trabalhadores em torno de objetivos específicos”.
Milton disse que os sindicatos precisam se fortalecer com novos sócios. Para ele, não é possível que uma categoria com cerca de cem mil trabalhadores possua só 17 mil sindicalizados.
Leia a íntegra da Carta de Porto Alegre com as demais diretrizes:

http://feessers.blogspot.com/2011/12/carta-de-porto-alegre.html

Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG