sábado, 15 de setembro de 2012

Evento vai debater a gestão da saúde


DIÁRIO DA MANHÃ - Passo Fundo

12/9/2012 06:32:00
CONGRESSO ESTADUAL
Federação da Saúde realiza seu congresso estadual em Passo Fundo nos dias 13 e 14 de setembro

Um fundo único para a saúde e o fim das tabelas e da produtividade na saúde. Estes são os dois pontos que o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Milton kempfer, defende para acabar com as filas e a superlotação dos hospitais. “Estas duas sistemáticas poderiam impedir que as instituições filantrópicas estivessem sempre na eminência do fechamento de suas portas”, observa o dirigente da FEESSERS.

Segundo Milton, hoje o estado possui 23 mil leitos, 20 mil dos quais pertencem à rede particular. Ele adverte de que o Rio Grande do Sul já teve 27 mil leitos e, a persistir a atual forma de financiamento, a situação tende a agravar-se ainda mais.

Nos dias 13 e 14 de setembro, Milton recepciona cerca de 200 trabalhadores da saúde no 10º Congresso Estadual em Passo Fundo, organizado pela Central única dos Trabalhadores, CUT. A categoria reúne funcionários de consultórios médicos, laboratórios, clínicas e hospitais de todo o estado. Entre os temas que serão debatidos no congresso estão uma Análise Conjuntural; Organização Sindical: Financiamento, Gestão e Lutas; Funcionamento e Gestão na Saúde; Jornada de Trabalho e Meio Ambiente Laboral e Condições de Trabalho. Os trabalhos serão encerrados com a elaboração do Plano de Lutas da entidade. O Congresso homenageia José Paulo da Silva este ano.

Na manhã de segunda-feira, o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, acompanhado do presidente do sindicato dos Metalúrgicos Ailton Araújo, esteve em Passo Fundo divulgando o evento.

Quando questionado sobre a mudança de atitudes da CUT, que antigamente movimentava o setor de lutas dos trabalhadores e greves organizadas, Nespolo exaltou a representatividade da central. “No Brasil é a que possui maior número de trabalhadores associados na base. A CUT realizou um grande número de greves nas décadas passadas para que fosse possível existir a democracia que hoje reina no país”, comenta o presidente.

O metalúrgico esclarece que durante a ditadura, o único lugar aonde o trabalhador podia pautar suas reivindicações era a rua. Hoje, a conjuntura mudou e essas questões podem ser tratadas livre e diretamente, seja em nível do Congresso Nacional ou dos Conselhos e Controles Sociais. “Desta maneira, as melhorias podem ser encaminhadas e aprovadas pela lei”, argumenta ele.

O presidente ainda afirma que, ao contrário do que muitos falam, a CUT não perdeu suas bandeiras. A luta por educação, pelo valor justo do salário mínimo e pelo fim do fator previdenciário, por exemplo, são pautadas constantemente pela organização que participa de marchas e manifestações que exigem melhorias não só pelo trabalhador, mas por toda a população brasileira. “A distribuição de renda é a pauta fundamental num período de aprofundamento da democracia e que a CUT seguirá presente nesta luta”, finaliza Nespolo.
Programação
Dia 13/09
13h30min – Abertura
15h – Análise Conjuntural
Claudir Nespolo (CUT-RS)
16h15min – Organização Sindical:
Financiamento, Gestão e Lutas
Jairo Carneiro (CUT-RS) e Guiomar Vidor (CTB-RS)
Valdirlei Castagna (CNTS) e Maria Faria (CNTSS)
19h – Apresentação Cultural
Orquestra Beija Flor (Lar Emiliano Lopes).
Dia 14/09
8h30min – Funcionamento e Gestão na Saúde
Marcos Antônio de Oliveira Lobato – Secretaria Estadual de Saúde e Jorge Gimenez Peralta – Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP-RS
10h15min – Jornada de Trabalho e Meio Ambiente Laboral
Ivone Martini – Diretora da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho – ANENT
13h30min – Apresentação do Comitê de Assuntos de Juventude, Gênero, Raça e Diversidade Sexual da FEESSERS
13h45min – O Perfil dos Profissionais da Área da Saúde
Estagiárias de Psicologia UPF.
14h – Condições de Trabalho
Dimensionamento de pessoal; Número de profissionais por paciente; Condições de trabalho; Materiais e Trabalho em equipe.
Iselde Buchner – Chefe da Assessoria Técnica do Departamento de Fiscalização e Igor Prestes – Coordenador Técnico de Porto Alegre – COREN-RS / Terezinha Perissinotto (FEESSERS).
14h30min – Plano de Lutas
Apresentação e Deliberação
Milton Kempfer e Terezinha Perissinotto
17h – Encerramento
 


Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG