sábado, 15 de setembro de 2012


CIDADE

Cidade | Publicado em 14/09/2012 10:12:09

Trabalhadores da Saúde definem propostas

Congresso estadual está sendo realizado em Passo Fundo e encerra nesta sexta-feira
Créditos :: Gerson Lopes/ON
Evento reuniu cerca de 200 trabalhadores da Saúde
Gerson Lopes/ONCom a palestra sobre análise conjuntural, o presidente da Cut /RS, Claudir Nespolo, abriu ontem à tarde, o 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do  Sul. Realizado no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, o evento reúne aproximadamente 170 delegados dos 25 sindicatos ligados à Federação dos Empregados em Serviço de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Feessers).

Durante a abertura, a comissão organizadora do Congresso emocionou o público com uma homenagem ao sindicalista José Paulo da Silva, falecido em abril de 2011. A trajetória do líder sindical, natural de Santana do Livramento, foi apresentada através de um vídeo. Além da palestra de Nespolo, a programação de ontem abordou o tema, financiamento, gestão e lutas. O encerramento contou com a apresentação da Orquestra Beija-Flor.

Diretor-presidente do Feessers, Milton Kempfer, afirma que o Congresso está abordando temais fundamentais para a categoria e que uma das propostas concretas, é o fundo único da saúde. “Se o nosso desafio é grande, nosso esforço tem de ser ainda maior. A intenção é para que todos os recursos dos orçamentos dos governos e mais os recursos dos planos de saúde sejam depositados num fundo único e, depois, rateados conforme a necessidade do atendimento” explica. Outra proposta da categoria, segundo ele, é o fim das tabelas e da produtividade em saúde. “Todos os serviços sendo custeados conforme orçamentos pré-elaborados e pré–aprovados” explica. O congresso segue nesta sexta-feira (14) com mais quatro palestras, com destaque para a diretora da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, Ivone Martini. Ela vai falar sobre jornada de trabalho e meio ambiente laboral. No final do congresso será aprovado o plano de lutas da categoria para os próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG