quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

HOMENAGENS E MEDALHAS MARCAM OS 65 ANOS DE FUNDAÇÃO DO SINDISAÚDE-RS



O deputado Carlos Gomes (PRB) ocupou o espaço do Grande Expediente desta quinta-feira (11/02) na Assembléia Legislativa para homenagear os 65 anos do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS – SINDISAÚDE-RS. Gomes destacou que "a dignidade histórica da entidade é motivo de orgulho para todos. Ao lutar em prol dos trabalhadores da categoria, o SINDISAÚDE torna-se guardião da saúde e do bem-estar de toda a população", disse o parlamentar.

Antes da homenagem, a Assembléia Legislativa concedeu a Medalha da 52ª Legislatura ao atual presidente SINDISAÚDE-RS, João Menezes; a Eni Cecília Bahia, que integrou a Junta Governativa nomeada pela Ministério da Saúde de 1985 a 1990 e à Marilene Schlee, que esteve à frente da entidade de 1998 a 2004.

A solenidade de entrega contou com a presença do presidente em exercício da Casa, Marquinho Lang (DEM), do vereador Waldir Canal (PRB), além de diretores do SINDISAÚDE e representantes de diversos hospitais e entidades de classe.

Pronunciamentos

Ao receber a medalha, João Menezes, agradeceu ao deputado Carlos Gomes pela iniciativa da homenagem ao Sindicato e pela lembrança da concessão das medalhas, ressaltando o fato de a entidade estar passando pelo seu auge. O dirigente atribui a sua afirmação a toda trajetória de lutas e conquistas da entidade. “Posso dizer que o sindicato foi um vulcão adormecido por muito tempo. Fomos obrigados a ficar de fora de outras movimentações sindicais, devido à intervenção do Estado. A categoria resistiu, e, hoje, o SINDISAÚDE-RS consegue defender, não somente os direitos dos trabalhadores da saúde, mas sim, o controle social sobre o SUS, por exemplo.

Eni Bahia disse sentir-se lisonjeada pelo reconhecimento da Casa Legislativa, mas, disse não poder se esquecer, naquele momento, de outros trabalhadores que contribuíram para a evolução do SINDISAÚDE-RS. Hoje, três representantes, de diferentes épocas, foram homenageados. Mas todos aqueles que lutaram pelo fortalecimento, reconhecimento e respeitabilidade do Sindicato perante a sociedade e o poder público estão de parabéns.

Surpresa por ter sido lembrada, Marilene Schlee observou que é um mérito da entidade ter recebido a honraria do Legislativo estadual e “com certeza pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelas últimas gestões e que iniciou nos meus tempos. Eram tempos difíceis”, lembrou, “corríamos atrás dos salários dos trabalhadores e para sanear as finanças da entidade. Hoje, já somos reconhecidos, mas ainda não o suficiente.” Para ela, a construção da imagem de uma entidade requer muito esforço e trabalho

Galerias

Dezenas de trabalhadores da saúde de Porto Alegre e da Região Metropolitana lotaram a sala da presidência da Assembléia e as galerias do Plenário 20 de Setembro, ao lado de representantes de hospitais e de entidades da patronal que também se fizeram presentes à homenagem. O presidente e a primeira-secretária da entidade, Vilma Fernandes, fizeram parte da Mesa, ao lado do presidente em exercício e do vereador Waldir Canal.

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG