domingo, 28 de fevereiro de 2010

PARA NÃO SERMOS ATROPELADOS

Esse ano as negociações coletivas devem incluir a redução de jornada. 

Com o PL 2295, pronto para ser votado em plenário, podendo ocorrer à votação nas próximas sessões da Câmara dos Deputados e como já foi aprovado pelo Senado, ficara faltando apenas à sanção pelo Presidente Lula, portanto é bem possível ainda no primeiro semestre de 2010 termos uma Lei que limite a jornada para enfermeiros, técnicos, auxiliares, atendentes de enfermagem em 6 horas diárias e 30 semanais.

Não devemos ficar esperando e sermos atropelados pela lei. Estão começando as assembléias da categoria que devem necessariamente tirar posição sobre o assunto. Na mesa de negociação devemos debater com a patronal, não no sentido de medir forças, mas no sentido de buscar uma alternativa para a implantação da nova lei. 

 Queremos que a nova Lei tenha eficácia, reduzindo de fato a jornada, aumentando postos de trabalho, diminuindo os acidentes e as doenças do trabalho. Isso só vai acontecer de fato se os trabalhadores não usarem essa redução como alternativa para obter mais contratos de trabalho, como foi o caso da redução para 36 horas. 

Isso não depende dos sindicatos, depende de uma decisão dos patrões e da consciência dos empregados, que deverá estar estampada em clausulas dos acordos coletivos, caso contrário teremos uma bela dor de cabeça pela frente. Se os patrões e sindicatos não conseguirem entendimento, vamos ter seguramente aumento de jornada e redução salarial, isso não será bom para a saúde dos trabalhadores e para a qualidade do atendimento da população.

VAMOS DEBATER COM A CATEGORIA, BOAS ASSEMBLÉIAS PARA TODOS.

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG