segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comissão de Saúde da AL pode quer ajudar aposentados da saúde a conhecer os seus direitos




A Presidente da Comissão de Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Marisa Formolo, se colocou à disposição para fazer um material informativo para que as pessoas saibam como fazer para obter remédios de uso contínuo, como buscar os direitos na saúde, no lazer e no transporte. “Quero colocar nossa Assembléia à disposição para publicar esse material,” disse a deputada.

Segundo a parlamentar, a Comissão luta pela aquisição dos remédios de uso contínuo. “Estamos trabalhando com o Governo do Estado, que está modificando o procedimento que era feito até agora nessa questão, e já começou, com os usuários de medicação para diabetes e hipertensão”.

Ela afirmou que tem muita gente que ainda não sabe que pode retirar na farmácia esses remédios sem pagar nada e que na Comissão já existe um guia de saúde que dá um conjunto de orientações nesse sentido.

Na questão do transporte, Marisa Formolo disse ser um problema “bastante complicado” porque muitas empresas não querem liberar o transporte inter-cidades, inter-estados, e algumas cidades só liberam o transporte gratuito a partir dos 75 anos, “mesmo assim com restrições.”

Na abertura do evento, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, foi mostrado um vídeo onde um outro político, o senador Paulo Paim enviou uma mensagem especialmente dirigida aos participantes do evento.

Para o presidente da FEESSERS, Milton Kempfer o encontro foi apenas uma primeira etapa do que a entidade pretende que seja uma nova postura dos sindicatos em relação as pessoas que estão aposentadas ou em vias de se aposentar. “Uma fase de transição na vida de todos com a qual devemos nos preocupar.”
Para ele, o objetivo do evento foi o de que todos saíssem com “mais esperança e com mais vontade de lutar por nossa categoria.”

Geraldo Santana (SINDISAÚDE – SP) afirmou que as dificuldades que o trabalhador encontra depois de se aposentar são praticamente as mesmas no Brasil inteiro. Mas questionou: “possibilidade existe para melhorar esta situação, mas nós é que temos de nos mexer. Se nós não fizermos, ninguém vai fazer nada pelo aposentado.”

“A CNTS se orgulha muito do trabalho desenvolvido pela nossa Federação aqui do Rio Grande do Sul. A FEESSERS tem sido protagonista em diversos eventos, e este é o I Encontro de Aposentados que nós estamos patrocinando, realizado por uma de nossas federações”, constatou o secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna.

O presidente regional da CUT, Celso Woyciechowski, advertiu que muitas vezes os trabalhadores aposentados não são mais chamados para dialogar sobre a própria organização sindical. “Pelo contrário, eles são muito necessários na organização e na mobilização”, observou. Ele também atacou o veto da presidenta Dilma no Orçamento da União de 2012 para a recuperação dos benefícios dos aposentados.

A mesma queixa também foi feita pelo presidente da CNTS, José Lião de Almeida. Ele adiantou que no dia 21 de agosto esteve reunido com o senador Paulo Paim, quando manifestou sua indignação contra o veto da presidenta da República: “Isso é constitucional, é direito nosso. Depois que nós ficamos 30, 35 anos de trabalho árduo, porque trabalhar na saúde é um trabalho ingrato, como é que vai ficar um ano inteiro sem aumento?”, questionou.

Deise Nunes (MTb-5799)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG