domingo, 28 de agosto de 2011

Texto Cerimonial I Encontro Estadual de Trabalhadores Aposentados da Saúde

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (FEESSERS) tem a honra de recebê-los no I Encontro Estadual de Trabalhadores Aposentados da Saúde.

Este encontro, que conta com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), inaugura uma série de iniciativas voltadas aos trabalhadores aposentados ou em vias de se aposentar.

Pelo Censo de 2010, verificamos que os brasileiros com 60 anos ou mais representam 10,10% da população total. Projeções do IBGE dão conta de que essa faixa etária representará 13,67% em 2020 e chegará a 29,75% em 2050.

Esta forte tendência de envelhecimento da sociedade impõe que o poder público e a iniciativa privada passem a considerar mais fortemente as políticas voltadas para esta população.

Ao mesmo tempo em que o nosso corpo começa a dar sinais de fragilidade, a maioria das pessoas encerra sua fase profissional e faz a transição para a vida de aposentado. E esta é uma transição importantíssima, pois o nosso bem-estar nos anos seguintes depende de como nos organizarmos.

Durante a maior parte da vida, o trabalho organiza o nosso dia-a-dia, desde os horários para comer e dormir até a freqüência e a qualidade dos relacionamentos familiares e sociais.

Quando nos aposentamos, todas as nossas rotinas mudam.

Estudos de psicologia comprovaram que quanto maior o valor da aposentadoria, mais pacífica é essa transição. A pessoa tem suas necessidades básicas cobertas, muitas vezes com folga, e há tranqüilidade para ressignificar a vida, a partir do desenvolvimento de outras atividades.

Para a sociedade, este aposentado tem um valor, porque se transforma geralmente em um consumidor mais ativo.

No entanto, a realidade da grande maioria dos aposentados no Brasil é bastante dura. Além do abalo econômico, perde sua idéia de pertencimento a uma empresa ou instituição, a uma categoria produtiva, além de não encontrar serviços públicos bem-estruturados para atender suas necessidades.

Abandonado à sua própria sorte e desconsiderado pelo mundo globalizado, que marginaliza quem não produz para o sistema ou que não tem muito poder de consumo, o aposentado tende a perder a auto-estima. Surge o sentimento de exclusão, o que muitas vezes leva a graves problemas emocionais e físicos.

Conhecendo esse panorama e as perspectivas de aumento do número de idosos em nossa sociedade, cabe a FEESSERS, aos sindicatos filiados e também a cada um de nós, neste evento, orientar os trabalhadores aposentados ou em vias de aposentadoria.

O certo é que eles necessitam re-estruturar suas relações e experimentar novos (ou esquecidos) talentos. Precisamos estar atentos à nossa saúde física, mental e emocional.

Devem também conhecer a fundo o conjunto de leis que se refere ao cidadão idoso, para que se façam valer os direitos até agora conquistados e que se tenha a clareza de saber por quais os direitos pelos quais ainda se tenha que lutar. Pavimentar o caminho do direito-cidadão para as próximas gerações é nossa intransferível incumbência.

A vida sempre pode melhorar, e é nesse sentido positivo que devemos nos instrumentalizar tanto para assumir novas responsabilidades como para adequarmos nosso modo de vida às novas necessidades e para desfrutar melhor essa fase.

Para tanto, as entidades promotoras do I Encontro Estadual de Trabalhadores Aposentados da Saúde do Rio Grande do Sul trouxeram especialistas que abordarão vários tópicos relacionados aos aposentados.

A Federação entende que esse primeiro movimento deve ser o embrião de novos encontros regionais e locais para debater o tema, buscando soluções que apóiem e orientem o segmento para essa nova fase.

A recente decisão de criar a Diretoria de Assuntos de Aposentados da Saúde partiu da premissa de que se mostra urgente ainda agregar a grande experiência desses trabalhadores às atividades dos seus respectivos sindicatos. Dessa forma, tornamos a transposição para esta fase um período rico e produtivo em uma nova perspectiva.

Esta iniciativa da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul – FEESSERS tem por objetivo proporcionar aos trabalhadores aposentados e aos que estão em vias de se aposentar uma análise mais ampla desta fase da vida.

Deise Nascimento Nunes - Jornalista

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG