sexta-feira, 3 de maio de 2013

Federação teve importante participação na 16ª Prevensul



O secretário-geral da FEESSERS, Emerson Cordeiro Pacheco, foi palestrante no 1º Seminário Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde (NR 32), que fez parte da 16ª PrevenSul - Feira de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência.


 

Destacado no evento, realizado de 17 a 19 de abril no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, o Seminário discutiu a aplicabilidade e os entraves para a Norma Regulamentadora no setor hospitalar e o dirigente da Federação levou "A Visão da Representação dos Trabalhadores" ao debate.


Ele enfatiza a importância da participação da Federação no maior evento de SST e Emergência da Região Sul do país, que é referência para todos os envolvidos em saúde e segurança do trabalho em todos os ramos laborais e que teve um público superior a dez mil visitantes e 90 expositores.
 
 
Emerson conta que fez um relato inédito de dados epidemiológicos em acidentes e doenças do trabalho no ramo, “tendo em vista a escassez dos dados,” observa.

De acordo com sua apresentação, dos 55.593 acidentes registrados em 2010 na área da saúde – um aumento de 11% em relação a 2008 – 78% foram acidentes atípicos, 15% acidentes de trajeto e 7% de doenças do trabalho.

Ele mostrou aos presentes que no SINDISAÚDE-RS, de janeiro a agosto de 2012, foram realizados 512 atendimentos pela médica do trabalho 215 (42%) resultaram em CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho – e dentre estes 76% foram de doenças do trabalho, 17% de acidentes típicos e 17% de acidentes de trajeto.

Entre as doenças do trabalho diagnosticadas, 77% foram de doenças osteomusculares ou de articulações; 21% de doenças relacionadas ao psiquismo e 2% de doenças pulmonares. Entre os acidentes típicos registrados pelo sindicato, 73% foram com material perfuro cortante e 27% com quedas.

De acordo com o secretário geral da FEESSERS as barreiras à efetivação da NR 32 no setor hospitalar se situam na natureza essencial do hospital; na hierarquização e submissão do processo de trabalho; natureza da atividade desenvolvida; precariedade do sistema de saúde (público e privado); precarização do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho como medida de equilíbrio do custo operacional e ainda uma questão de discriminação de gênero.

Ele agregou importantes observações ao evento que também discutiu a saúde mental como fator impactante na saúde do trabalhador da saúde, a inclusão de pessoas com deficiência em serviços de saúde, NR 32: estratégias de implantação e capacitação, ações institucionais, fiscalização da NR 32 no RS e a implantação da NR 32 no serviço público.

 Rosa Pitsch (MTb-5015)

Nenhum comentário:

VISITAS AO NOSSO BLOG